A Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT) e a Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica (FIEBaT) são eventos científicos e de inovação tecnológica promovidos pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) que visam a prossecução dos objectivos da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A 8ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia e a 3ª edição da Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica realizam-se em Luanda, 30 de Novembro e 01 de Dezembro, sob o lema “A ciência como factor de resiliência para o desenvolvimento sustentável” e está anunciada desde 2020, no Calendário Anual de Eventos Científicos do nosso país. Estes dois eventos decorrerão em formato híbrido (presencial e virtual) e o número de participantes no local dependerá das medidas de biossegurança previstas no Decreto Presidencial em vigor.
A CNCT e FIEBaT são dirigidas a docentes e investigadores das IES e das II&D, inventores/criadores, expositores e outros profissionais interessados e representantes de empresas públicas e privadas, com trabalhos científicos publicados ou projectos de ideias/invenções/protótipos com ligação às IES ou II&D.
O Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ), que abrange o período 2013-2020, é o instrumento de implementação da Estratégia Nacional de Formação de Quadros, que se encontrada inserida na Politica Nacional de Promoção do Emprego e de Valorização dos Recursos Humanos Nacionais, estabelecida no Programa do Governo.
A Formação e Capacitação de Quadros tem de estar articulada com a Estratégia de Desenvolvimento de Lon go Prazo (“Angola 2025”) e com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos, bem como os instrumentos de planeamento de médio prazo que as concretizem. O PNFQ ocupa-se somente dos segmentos médio e superior da pirâmide de recursos humanos do País. No âmbito da formação de Investigadores, a efectivação da PNCTI requer condições adicionais, designadamente, condições físicas, de instalações e equipamentos, de financiamento e de recursos humanos, para além de um sistema de avaliação da investigação realizada. O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação apresentou o Programa de Envio Anual de 300 Licenciados/Mestres Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 67/19.
É com base nesta última condição que a Direcção Nacional de Ensino Superior, na qualidade de estrutura do MESCTI que implementa estratégias de gestão da formação graduada e pós-graduada, na sua componente de investigação científica, propõe-se realizar o IIº Encontro Nacional de Doutorandos 2023 em Angola, com vista a avaliar os projectos de investigação científica em curso no país e no exterior, assegurando a eficiência, a pertinência e a relevância, bem como promover a sua qualidade.
O Encontro propõe-se ainda proporcionar troca de experiências e identificação de boas práticas, entre os vários cursos de doutoramentos, quanto aos modelos e praxis de organização, de gestão e de captação de financiamento, assim como às soluções funcionantes ou inovadoras para instalação, desenvolvimento e sustentabilidade dos cursos.
Geral: Promover a troca de experiências entre os Doutorandos, Cientistas e Gestores sobre a investigação, publicação e comunicação científicas, com vista a promoção da qualidade dos projectos de Investigação Científica e a garantia de competências técnico-científicas para enfrentar os desafios socioeconómicos do país.
Específicos:
O IIº END2023 tem como grupo alvo:
O IIº END2023 será apresentado em modalidade mista (presencial e virtual). As actividades serão presencias (com transmissão síncrona online) . O objectivo desta é permitir a maior divulgação do evento pelos meios de comunicação nacionais e internacionais, permitindo desta forma maior aderência dos doutorandos nacionais a estudar fora do país.